sexta-feira, 29 de junho de 2012

Campeão da Libertadores ?

  Faz anos que corinthianos e corinthianas de todo o Brasil e de todo o mundo vem sofrendo com a angustia de não ter até semana passada conseguido chegar até uma qualquer final na copa Santander Libertadores. Mas o Sport Club Corinthians Paulista nunca desiste, e em 2012 o clube consegue chegar a sua primeira final e ainda por cima com um bônus : eliminar um antigo rival na semifinal no ano de seu centenário. Com um elenco que não precisa de uma ou duas estrelas, precisa de um time, um técnico, uma diretoria e uma torcida acompanhando, gritando, sorrindo, chorando e sofrendo até o último segundo do último jogo.
  Ontem, 27 de junho de 2012 os corinthianos estavam angustiados. Contando cada segundo do dia só esperando para ligar sua TV ou entrar no estádio para ver o grande S. C. Corinthians Paulista entrando no campo de La Bomboneira e dando o sangue, o suor e toda a raça para trazer para o time mais amado, odiado e invejado do Brasil mais um título internacional.
  Os "antis" (denominação dada pela torcida corinthiana para um grupo de invejosos pessoas que ao invés de ver jogos de seu próprio time preferem secar o Corinthians) estão arrancando os cabelos cheios de medo de que o Corinthians ganhe sua primeira Libertadores da America e acabe com as piadas anciãs do complexo de times que vivem de passado.

  Mas enfim, a Libertadores é nossa ou não ? Vamos conseguir conquistar mais um título Sul-Americano ? Vamos conseguir provar para os torcedores que invejam nossa torcida, nosso clube e nossa mídia que temos um grande clube ?
Não sei. Na verdade, ninguém sabe. Os "antis" podem secar a vontade o Corinthians e torcer para o Boca Juniors (que inclusive foi eliminado em 1956 pelo Corinthians na final da copa Atlântico) conquistar seu heptacampeonato, mas isso não fará o Boca Juniors ganhar. O Corinthians tem uma torcida maior do que o dobro da torcida argentina do Boca e ainda por cima tem a torcida do River Plate secando o rival Boca Juniors, mas isso não fará o Corinthians ganhar. O número de pessoas que secam um time não faz com que ele seja pior, e o número de torcedores ajuda, mas não é o único fator necessário. Não precisamos de outras torcidas torcendo por nós. Se eles quiserem eles torçam. Mas o que importa aqui é Corinthians! 1 Palavra, 11 letras, 1 paixão, 33 milhões de amantes.




  Ambos times já tem uma mão na taça, mas para o Corinthians conseguir segurar um empate na La Bombonera já está ótimo para nós. O Boca Juniors, os argentinos e os brasileiros não-corinthianos já estavam confiantes que o Boca iria golear o Corinthians, mas o Sport Club Corinthians Paulista lutou até o final e conseguiu segurar um zero a zero no primeiro tempo por conta da melhor defesa da história da Libertadores da América. No segundo tempo o Boca veio mais confiante e o Corinthians repetiu aquilo que foi feito dia 20 no Pacaembu : Ficou o tempo inteiro na área e apostando nos contra-ataques, que eram poucos. Após cobrança de escanteio, Santiago cabeceia e Chicão salva com a mão, mas Roncaglia pega o rebote e escora para a rede. Chicão acabou por receber um amarelo, mas eu não o culpo. Acho que é meio que reflexo, quase se impossível de não fazer.
  O Corinthians fez o que eu comentava desde o inicio do jogo para fazer : colocar o Romarinho. E pelo visto eu estava certo, o primeiro toque na bola do jogador e ele manda de cobertura para o fundo das redes. Genial. Genial é a palavra.



Com certeza foi um jogo muito difícil, talvez o mais difícil até agora no campeonato Sul-Americano. Mas eu rio sempre que imagino um "anti" pensando em tirar sarro do amigo corinthiano no dia seguinte vendo o Romarinho empatar. 
O Corinthians jogou muito, até os jornais argentinos já disseram que o Corinthians foi o adversário mais difícil que o Boca enfrentou no campeonato.






Na minha opinião esse jogo foi praticamente o Santos e Corinthians no Pacaembu. As semelhanças são muitas :
  • O adversário e os anti-Corinthians já cantavam vitória do Boca antes do inicio da semana. 
  • Começou duro com o Corinthians se defendendo o tempo inteiro, apostando nos poucos contra-ataque e se salvando só por causa da melhor defesa da história da Libertadores.
  • Ao contrario do que todos pensavam não foi um jogo fácil para o adversário corinthiano. O Corinthians se defendeu, atacou e mostrou o motivo de ainda não ter perdido nenhuma vez na Libertadores de 2012.
  • Cruzamento pra área do time adversário, tentativa de gol que não deu certo e uma das estrelas do time acaba marcando quando todos pensavam que iria sair.
  • O Corinthians então acorda e começa a atacar mais do que tudo.
  • Os anti-corinthianos já cantavam vitória mas o Corinthians acaba empatando com um golaço.
  • O jogo termina para a tristeza do adversário e dos "antis".

  Agora vamos voltar ao assunto do jogo de ontem e falar um pouco sobre cada coisa.

1. Estádio
  La Bomboneira (Alberto Jacinto Armando) é o estádio do Club Atlético Boca Juniors. Ele tem capacidade para 49 mil pessoas, ou seja, maior do que o Pacaembu - que tem só 40 mil de capacidade. É um estádio minusculo, com o campo sendo um pouco maior do que o da Portuguesa Santista ou do Santos (105x70 contra 108x70) mas bem alto, ou seja, com capacidade para quase cinquenta mil pessoas (diferente da Portuguesa Santista). 
  Os que dizem ser o estádio mais amedrontador da América são muitos. O principal motivo para tal alegação é que os torcedores do Boca Juniors ficam todos colocados a grade gritando. De qualquer jeito o Corinthians conseguiu segurar um empate no "inferno na terra" que os 'antis' tanto falam.


2. Arbitragem 
  A arbitragem sem dúvida nenhuma foi muito boa. Riquelme pode ter dito que o árbitro Enrique Osses favoreceu o Corinthians, mas eu acho mesmo que o Riquelme ficou é bravo com o amarelo que tomou por querer tomar conta da partida.
  Enrique Osses é um árbitro chileno que apita principalmente partidas Sul-Americanas, como a Copa Santander Libertadores, a Copa Sul-Americana e o Campeonato Sul-Americano de Futebol sub-20 que ele apitou em 2007.
  Foi um árbitro justo e que não favoreceu o Boca Juniors pela pressão da torcida. Mostrou que não era um juiz caseiro e ganhou meu respeito quando deu um cartão amarelo para o 'experiente' Riquelme.

3. Gol do Boca Juniors
  O gol do Boca Juniors me deixou triste, mas alguns minutos depois logo veio o gol do Corinthians e os caras da foto se ferraram.
  Não foi um gol bonito, nem um gol feio. Foi um gol morno, que me lembrou o gol do Neymar. Basicamente houve a primeira cobrança de escanteio não feita pelo Riquelme, nessa cobrança a bola foi direto na cabeça de Santiago Silva (ex-Corinthians) que mandou na frente de Chicão, que tira com a mão por reflexo. Então Roncaglia pega o rebote no canto e chuta pra cima, estufando a rede de La Bombonera.

4. Gol do Corinthians
  O gol do Corinthians chegou aos 40 minutos do segundo tempo com o primeiro toque na bola do atacante Romarinho. Basicamente ele recebeu um lindo toque do atacante Emerson Sheik e só deu um toque na bola para cobrir Orión e empatar na La Bombonera para a alegria da nação corinthiana e a tristeza da nação anti-corinthiana. 
  Sem dúvida nenhuma um golaço corinthiano. Aposto que Romarinho será titular no dia 04/07.




Nenhum comentário:

Postar um comentário